A política é a atividade do Estado, do poder político. A Ciência Política ou Sociologia Política analisa e busca compreender a atividade do Estado e da política.
Então, o que é o poder?
Poder é a capacidade de A de influenciar o comportamento de B para que B faça o que A deseja, e essa definição implica um potencial e uma dependência que não precisam ser realizados.
O poder pode existir, mas não pode ser exercido. Portanto, é uma habilidade ou potencial. Pode-se ter poder sem usá-lo.
Na visão do sociólogo Max Weber, é um conceito amorfo: difícil de definir pela sua generalidade.
Segundo Max Weber, o poder está relacionado à dominação, existindo em três tipos ideais de exercício: Tradicional, Carismático e Racional- Legal. As nossas relações são marcadas por poder: das mais simples, entre dois indivíduos ou mais complexas, por exemplo, em relação a países ou empresas. Os poderes são meios de tentar INFLUENCIAR a conduta de outro.
Nesse sentido, o pensamento de Weber observa a questão da autoridade da liderança, que usa das motivações que os indivíduos precisam para legitimar sua autoridade.
Devemos observar que Weber sempre se preocupação com os motivos das ações, então quando falamos de poder e dominação em Weber, os indivíduos tem que ter uma motivação para obedecer e legitimar a a autoridade. Essa motivação pode se dar pela emoção, pelo costume ou pelo respeito às normas.
👉 Click Aqui e confira um infográfico que detalha os conceitos de Poder e Domianção para Weber
Para o cientista político Norberto Bobbio, poder significa: “a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais” (BOBBIO, 1998). Então, o poder trata- se da tentativa ou capacidade de exercer influência em algo ou alguém.
Podemos caracterizar algumas formas de representação de poder:
- O poder econômico consiste no uso de bens materiais e capital para influenciar decisões políticas, conduta de indivíduos, instituições e sociedades. Um exemplo está na multa: punição que se deve pagar por ter infringido a lei.
- O poder ideológico consiste na intenção de influenciar comportamentos e práticas que produzem certos padrões de pensamento, ação e consumo. As propagandas são exemplos perfeitos do poder ideológico.
- O poder político está centrado nas mãos do Estado, que usa a força e a lei para manter a ordem numa determinada sociedade. As organizações estatais pertencem a este poder.
Divisão dos 3 poderes
Ao falarmos em poder, uma das características importantes é a divisão dos poderes nas democracias modernas. Sabemos que o poder do Estado, o poder político, está formalmente dividido em três: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. Vejamos as características de cada um.
- O Poder Judiciário julga em acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com a Constituição. Fazem parte de tal poder os juízes e desembargadores.
- O Poder Legislativo é responsável pela elaboração e alteração da legislação. Ele também fiscaliza o poder Executivo, vota leis orçamentárias e julga pessoas como o presidente. Fazem parte de tal poder os vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, eleitos pela população.
- O Poder Executivo implementa ou executa as leis, além da agenda diária do governo ou do Estado. Fazem parte de tal poder os ministros, assessores, secretários, além dos chefes políticos como o primeiro-ministro ou presidente. Nas democracias, presidentes, governadores e prefeitos são eleitos pela população.
Divisão dos 3 poderes |
O primeiro a pensar nesta divisão dos poderes foi o francês Barão Charles Montesquieu. A divisão dos poderes teria por objetivo evitar a concentração dos poderes nas mãos de uma única instituição, o que provocaria abusos. Nessa aula, definimos e discutimos o conceito de poder dentro da sociologia e ciência política.
👉Click aqui e confira o infográfico do Politize que detalha esse assunto
Texto adaptado dos materiais disponibilizados pelo Aula Paraná