O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou nesta quinta-feira (28) as datas do Vestibular 2020 da UEL que será realizado em 20 de outubro (1ª fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase), mantendo praticamente o mesmo cronograma do último ano, mas que não deverá coincidir com os grandes desafios dos vestibulandos que buscam oportunidades a partir das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em grandes instituições, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A prova de Habilidades Específicas do curso de Música será dia 29 de setembro. Outra novidade é a inclusão dos novos cursos de Nutrição e de Biotecnologia. A partir de agora a UEL passa a oferecer 53 graduações presenciais e uma pelo sistema EAD.
Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a expectativa é ampliar o volume de inscritos em relação ao concurso passado, que registrou 20.146 candidatos. “Pretendemos investir em mais divulgação com foco em regiões do Paraná que temos menos procura”, afirma a professora. Segundo ela, a grande maioria dos inscritos é da região norte, com bastante interesse também por parte de estudantes do estado de São Paulo, com destaque para o interior.
“A UEL está entre as maiores Universidades públicas do estado por isso queremos assumir a responsabilidade de atender a todas as regiões”, atesta a professora. Ela explica que houve um acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, responsável pelo vestibular da instituição, para que as provas da primeira e segunda etapas fossem realizadas em datas distintas. Da mesma forma, o ENEM já tem data definida e será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
Como estratégia de divulgação, a Cops pretende investir mais na Feira das Profissões 2020 da UEL, que será realizada no dia 25 de junho, no Campus Universitário. No ano passado, o evento registrou a participação de mais de 12 mil alunos do Ensino Médio de cerca de 200 municípios do Paraná e São Paulo.
A Feira é oportunidade para estudantes que buscam uma vaga na UEL conhecerem detalhes dos 53 cursos de graduação oferecidos, contribuindo para a escolha profissional dos jovens, inclusive com a divulgação dos prazos de inscrições e das datas das provas do Vestibular.
Biotecnologia – O novo curso terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente. A nova graduação vai atender a carência por profissionais habilitados em áreas relacionadas à Biotecnologia para produção de bens, serviços e pesquisa. O bacharel em Biotecnologia pode atuar nas áreas de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL, que já mantém um Programa de Mestrado e Doutorado. Na 2ª fase do Vestibular as matérias específicas serão Biologia, Química e Matemática.
Nutrição – A graduação será oferecida já neste Vestibular, com a primeira turma iniciando as atividades em 2020, com carga horária de 3.495 horas, período integral e duração de quatro anos. O curso foi autorizado no ano passado com expectativa de atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público. O profissional de Nutrição tem atuação relacionada à área de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL. As matérias específicas serão Biologia, Química e português.
A lista dos livros e autores que poderão ser cobrados nas provas de Literaturas e de Língua Portuguesa, na 2ª fase do concurso, são as mesmas do ano passado (confira relação completa abaixo).
A hora da estrela – Clarice Lispector.
Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade.
Vozes anoitecidas – Mia Couto.
Amor de perdição – Camilo Castelo Branco.
Clara dos Anjos – Lima Barreto.
Comédia para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo.
O demônio familiar – José de Alencar.
O filho eterno – Cristovão Tezza.
Poemas escolhidos de Gregório de Matos – Gregório de Matos.
Quarenta dias – Maria Valéria Rezende.
Fonte: Agência UEL