Atividade de reflexão, análise crítica, interpretação e produção orientada pela Profª Jeniffer Modenuti
Análise sociológica do filme “Revolução em Dagenham” (2010)
Com este filme podemos refletir sobre: os papéis sociais de gênero, preconceitos, discriminações sociais e de gênero, relações de trabalho, a inserção da mulher no mercado de trabalho, trabalho especializado, sindicalismo, situação de classe, movimentos sociais trabalhista e feminista, relações de poder, dominação e liderança, direitos sociais, direitos civis e direitos trabalhistas.
|
Conteúdos Trabalhados:
v Interpretação
v Análise
v Argumentação
v Produção de texto
Recursos:
Data show, computador, caixa de som.
Data show, computador, caixa de som.

Questões para serem respondidas por todas as turmas:
1 – Na sua percepção os realizadores do filme conseguiram passar que mensagem? Justifique sua resposta.
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
3 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
4 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
Estudo Direcionado ao 1º ANO
Em sociologia aprendemos a olhar a sociedade com um olhar apurado para que possamos apreender as diversas questões sociais que perpassam a nossa realidade. Neste segundo bimestre estamos aprendendo sobre a relação entre indivíduo e sociedade.
5 – Aponte cenas em que é possível percebermos as diferenças entre os papéis sociais masculinos e femininos de acordo com a sociedade inglesa ocidental da década de 1960?
6 – Qual relação você percebeu entre o preconceito que as mulheres sofriam e a questão dos direitos sociais e trabalhistas que elas tinham acesso no momento em que a história do filme se passava?
Estudo Direcionado ao 2º ANO
Ao estudarmos o Trabalho no Capitalismo atual aprendemos sobre diferentes sistemas de produção, e a crítica sociológica às contradições sociais, econômicas e políticas geradas pelo capitalismo.
5 – Quais aspectos do sistema de produção Fordista você pode identificar no filme?
6 – Qual era a situação dos trabalhadores da Ford na época em que se passou a história do filme?
7 – No filme como pôde ser possível apreender a relação entre Sindicatos, Classes Sociais e os Direitos Trabalhistas?
Estudo Direcionado aos 3º ANO
Karl Marx define o Estado como “o comitê que administra os interesses da burguesia”. O papel do Estado como mediador de conflitos é retratado no filme, no embate entre as operárias e a Ford. Em vários momentos é possível percebe a pressão empresarial sendo exercida sobre o Estado Inglês para que a greve seja fracassada e a produção volte à normalidade. Essa pressão se intensifica diante ao não apoio ou a contestação dos homens em respeito à greve das mulheres, a exemplo que durante o filme destacam-se diversos discursos que delegam às mulheres posição de inferioridade ou incapacidade ao compará-las aos homens. O clímax se resume na fala da protagonista “direitos não são privilégios”. Construa um texto dissertativo-argumentativo explorando reflexões políticas que podemos extrair deste filme, correlacionando-o ao que aprendemos com a Sociologia.
Bom trabalho!