Para que você possa entender melhor a vida política ao seu redor, ou então ficar por dentro daquela reportagem que está vendo na TV é importante conhecer alguns conceitos da ciência política.
Para começar, na Ciência Política, o poder é recorrentemente relacionado às formas e sistemas de governo, tais como república, monarquia, presidencialismo e parlamentarismo.
Confira neste post os melhores conceitos para você dominar a política nacional.
Como entender a organização política de um Estado?
Regimes políticos
- autocráticos
- oligárquicos
- democráticos
Formas de Governo
Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade.
Tais instituições têm por objetivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm (a autoridade) com os demais membros da sociedade (os administrados).
A forma de governo adotada por um Estado não deve ser confundida com a Forma de Estado (Estado unitário, federal ou confederado)
4 Formas de governo
- Monarquia: vale a vontade do Rei. Governo legitimado pela honra e pela hereditariedade
- Despotismo: poder do tirano, do dditador, do déspota. Governa impondo medo e violência
- República: soberania popular. Governo obedece a leis e governa para o bem comum
- Anarquia: ausência de Estado, é uma forma de autogoverno da população
Monarquia
República
Já na república, as autoridades são eleitas pelos cidadãos, independente da hereditariedade. A principal forma de participação é o voto. Exemplos de países que adotam a república: Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Uruguai, etc.
Você sabia que o Brasil já votou em 2 plebiscitos? Eles visavam a escolha do povo brasileiro entre a monarquia e a república e o parlamentarismo e o presidencialismo. Estes plebiscitos ocorreram nos anos de 1963 e 1993, e em ambas ocasiões, a maioria da população escolheu pela república e pelo presidencialismo.
Agora vamos às definições de sistemas de governo.
Sistemas de Governo
Presidencialismo
O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. O presidente também escolhe os ministros e exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia. Exemplos de países presidencialistas: Brasil; Argentina; Estados Unidos da América; Uruguai; Paraguai; Venezuela; Bolívia; Colômbia; México.
Parlamentarismo
Por sua vez, no parlamentarismo, o poder concentra-se no Parlamento. Se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve-o. No parlamentarismo, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo. O chefe de Estado não tem poderes administrativos, seu poder é simbólico. Exemplos de países parlamentaristas: Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Noruega, Finlândia, Islândia, Bélgica, Armênia, Índia, Tailândia, Grécia, Estônia, Egito, Israel, Polônia, Sérvia e Turquia.
Governo no Brasil
Organização do Governo no Brasil |